Homeopatia

O que é homeopatia?

Homeopatia é um sistema terapêutico para o tratamento de pessoas e animais com base no princípio do semelhante. A palavra “homeopatia” é derivada das palavras gregas homoios, que significa igual ou semelhante, e pathos, que significa sofrimento.

‘Similia similibus curentur’
‘Que o semelhante seja tratado pelo semelhante’

Como funciona a homeopatia

A homeopatia atua no processo saúde-doença, com ações no campo da prevenção, de agravos, promoção e recuperação da saúde. Através da homeopatia é possível tratar diversas doenças, desde as alergias respiratórias até problemas emocionais. Ela é baseada no princípio da lei dos semelhantes, onde as substâncias existentes na natureza tem a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir.

Tratamento homeopático

Durante a consulta, o médico homeopata trata do paciente de forma global, buscando todos os aspectos: físicos, emocionais, hábitos de vida e medos. Pois todos os detalhes são necessários para prescrever o tratamento.

O tratamento homeopático estimula o sistema imunológico, com o objetivo de restaurar o equilíbrio total do organismo e proporcionar recuperação do bem-estar físico, mental e espiritual do paciente.

A cura homeopática

Para Hannerman (criador da homeopatia), o homeopata é considerado como um legítimo artista da cura e deve ser capaz de reconhecer o que deve ser curado individualmente em cada caso. Assim, o homeopata deve compreender o elemento curativo de cada medicamento para melhor adequá-lo às necessidades de cada paciente.