contatos

A vitamina D tem ganhado cada vez mais atenção no que diz respeito a dieta e suplementação. De fato, os benefícios da vitamina D são numerosos, e a sua deficiência é bastante perigosa e indesejável.

Trata-se, porém, de uma vitamina que o corpo é capaz de produzir, contanto que seja exposto a níveis adequados de luz solar. A vitamina D é encontrada em muitos alimentos, incluindo peixes, ovos, leite fortificado e óleo de fígado de bacalhau. O sol também contribui para a produção diária de vitamina D, e 10 minutos de exposição previne a deficiência.

Benefícios da vitamina D

1 - Fortalece os ossos: A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta.

O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência neste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta.

2 - Protege o coração: A vitamina D participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneos e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina.

3 - Gravidez segura: No primeiro trimestre a falta dela pode levar a abortos. Em casos de abortos múltiplos no início da gravidez, pode ser que o sistema imunológico da mãe esteja rejeitando a implantação do embrião. Como a vitamina D age no sistema imunológico, ela pode corrigir este problema.

4 - Boa para prevenir e controlar o diabetes: O fato da vitamina D influenciar a produção de renina também é interessante para prevenir o diabetes, pois a falta desta substância favorece a doença. Além disso, a produção de insulina pelo pâncreas requer a participação da vitamina D.

Como a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, a vitamina D torna-se interessante por ser um imunoregulador que inibe seletivamente o tipo de resposta imunológica que provoca reação contra o próprio organismo.

5 - Boa para os músculos: A vitamina D contrinui para a força muscular, portanto, sua ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas.

Av. dos Expedicionários, 604
Centro - Arujá - SP
CNPJ 03.489.799/0001-10
Nossos Horários:
Segunda à Sexta 8h às 18h
Sábados das 9 às 13h
(11) 4655-0233 | 4655-3512 |
4651-2472
(11) 9 8160-0047